fbpx
Síndrome do Pescoço de Texto

Síndrome do “Pescoço de Texto”

Postado em 24 de julho de 2017

Síndrome do “Pescoço de Texto”

 

A utilização de telefones celulares para enviar e receber e-mails e mensagens instantâneas, como Whatsapp, está em franca ascensão. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas possuem um smartphone e esse volume pode triplicar ate o final de 2018. Essa “nova” síndrome tem causado grande preocupação para os médicos ortopedistas, pois trata-se de uma condição patológica da coluna vertebral, que pode levar a dores e alterações posturais. Pescoço de texto ou “text neck” é principalmente causado por má postura e uso excessivo das telas digitais. 


Dependendo do ângulo de inclinação da sua cabeça ao olhar o celular, sua coluna cervical pode estar fazendo o mesmo esforço q faria para suportar quase 30kg! Agora imagine o tempo que você passa diante do seu celular. 6 horas? 8 horas por dia? É como se passasse o dia todo equilibrando 6 sacos de arroz na cabeça!!!
Uma dica para prevenir é contabilizar o tempo que passa diante das telas. Se você não precisa delas para trabalhar, estabeleça o seu limite. Porém, se sua condição profissional depende do uso das telas digitais, verifique seu assento, mesa e considere pausas durante o trabalho. Mantenha a tela do seu celular na altura dos olhos e vigie sua postura.

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.

Antenor Rafael de Oliveira Mazzuia - Doctoralia.com.br