Postado em
19 de julho de 2016
Sabia que 80% da população mundial vai ter pelo menos 1 episódio de dor nas costas durante a vida? Sabe por quê? Porque a maioria da população não é educada para preservar sua coluna.
A lombalgia, popular dor nas costas, pode ter diversas causas como artrite, problemas musculares e nos ligamentos, desgastes na coluna, fraturas, infecções, tumores. Mas para a maioria das pessoas a lombalgia não tem causa definida. Sabemos que alguns fatores contribuem para o maior risco de desenvolver a dor nas costas:
- Genética: alguns problemas genéticos podem causar diminuição da mobilidade da coluna e levar a dor.
- Idade: com o envelhecimento nossa coluna fica menos elástica, com menor tonus muscular e elasticidade, e ocorre a desidratação dos discos. Tudo isso pode levar a lombalgia.
- Sedentarismo: a musculatura que envolve e protege nossa coluna precisa ser constantemente estimulada com exercícios físicos e alongamentos. A falta de atividade física regular causa fraqueza muscular e dor.
- Sobrepeso: estar acima do peso piora a carga imposta aos músculos e às estruturas lombares, que não estão preparados para suportar essa carga. A dor é um aviso do organismo que tem algo errado acontecendo.
- Má postura: manter postura correta ao andar, sentar, no trabalho ou mesmo para fazer coisas do dia a dia é muito importante para não sobrecarregar a coluna e evitar a dor.
Mas então como eu faço para prevenir a lombalgia?
A resposta já está nas entrelinhas: exercício físico regular. Isso fortalece a musculatura, melhora o tônus muscular, melhora a flexibilidade, ajuda a perder peso.
Vigiar sua postura quando em pé: ombros alinhados e para trás, postura ereta, cabeça alinhada.
Sente-se sempre com apoio para as costas, sem se curvar para frente ou debruçar sobre a mesa, muito menos escorregar o corpo na cadeira e “sentar com as costas”. Para ajudar, procure apoiar os pés no chão ou em um suporte e manter os joelhos levemente mais altos que os quadris.
De tempo em tempo, a cada hora ou duas, procure levantar e dar um intervalo pequeno , caminhe um pouco.
Se você passa longos períodos em pé, procure manter-se ativo, e não parado. Suba e desça escadas, movimente as pernas.
Cuidado ao levantar algum objeto do chão ou pegar alguma criança no colo: o mais indicado é é dobrar e afastar os joelhos e manter a coluna ereta, contraindo a musculatura abdominal. Quem faz o esforço é a musculatura, não a coluna.
Viu como é fácil? Dicas práticas para o dia a dia que são fáceis de fazer e podem de uma vez por todas livrar você da lombalgia.
Fonte: North American Spine Society. Clinical Guidelines for Multidisciplinary Spine Care. Diagnosis and Treatment of Lumbar Disc Herniation with Radiculopathy.
NIH: National Institute of Arthritis and Musculoeskeletal and Skin Diseases. www.niams.nih.gov
U.S. Departmente of Health and Human Services. Public Health Service. www.hhs.gov