Preparação do pré operatório da cirurgia de coluna
Olá pessoal. Neste vídeo vou falar sobre a preparação do pré operatório.
A fase pré operatória é dividida em 3 pontos: antes da cirurgia, internação e o pré operatório imediato.
Tem alguma dúvida e lembrou fora da consulta? Quer saber mais? Você tem todos os meus canais de comunicação, fique à vontade.
Site: www.antenormazzuia.com
Face: fb.com/DrAntenorMazzuia
Spinecast: http://antenormazzuia.com/feed/podcast/
Nesta seção você encontra orientações pós-operatórias, dicas e respostas para as perguntas mais frequentes.
Pós operatório
Veja esse vídeo sobre pós operatório que preparei para você e entenda esse período da sua recuperação, o que você deve e o que você não deve fazer e dicas para melhorar sua recuperação.
Ponto falso – Vídeo aula
Agora que você já foi operado, é importante ter alguns cuidados em casa. Esses cuidados envolvem seu curativo, o controle da dor pós operatória e sua recuperação. Sua ferida operatória é na coluna, então a primeira coisa a se providenciar é um ajudante para cuidar do seu curativo e te auxiliar na tua rotina.
É muito simples: basta manter sua ferida operatória limpa e seca. Se o seu curativo molhar, se soltar ou se sua ferida sangrar um pouco (o que é normal nos primeiros dias), troque o curativo. Não deixe sujo nem molhado para evitar infecções.
Lave bem a pele e a ferida com água e sabonete, fazendo bastante espuma. Sabonete simples mesmo, de tomar banho, lavar o rosto. Depois enxugue com uma toalha limpa e deixe bem sequinho. Se seu médico orientou, faça o ponto falso, assim como mostrado nesse vídeo abaixo. Ou cubra a ferida com curativo simples, que pode ser comprado pronto em farmácias, ou feito com gaze e micropore.
Chame seu ajudante e assistam esse vídeo que ensina como trocar seu curativo e cuidar da sua ferida operatória. Pode usar micropore, que você encontra facilmente nas farmácias.
Nos primeiros dois ou três dias após a cirurgia, é interessante fazer um pouco de compressa fria sobre a ferida operatória. Isso ajuda a diminuir o inchaço local e a dor.
Você pode comprar a compressa gelada pronta na farmácia (aquelas de por no freezer) ou preparar a sua em casa mesmo. É fácil: prepare um saquinho de supermercado com algumas pedras de gelo dentro, dê um nó na boca do saquinho para não vazar água gelada. Proteja seu curativo com uma toalha limpa (de rosto ou de banho) e aplique sua compressa gelada sobre a toalha na região operada por 15 a 20 minutos pelo menos 3 vezes ao dia, a depender da sua dor e do inchaço. Não deixe molhar o curativo nem a ferida! Se molhar, troque o curativo e deixe a ferida bem sequinha.
Algumas dicas são importantes: a menos que seu médico tenha orientado, não passe nenhum tipo de pomada ou creme na ferida da cirurgia.
Todo o material usado para fazer seu curativo só deve ser usado para o seu curativo. Cada um tem que ter o seu próprio material para curativo. E a toalha usada para proteger a ferida e o curativo deve sempre estar limpa e seca.
A troca do curativo deve ser feita de preferência depois do banho. Antes de tomar banho, retire o curativo oclusivo e pode molhar e lavar bem sua ferida operatória com bastante água e sabonete, fazendo espuma. Depois do banho seque bem a ferida.
O curativo chamado ponto falso deve ser mantido seco e trocado conforme seu médico orientou. Eu geralmente peço para manter o ponto falso até o primeiro retorno, quando eu mesmo vou reavaliar e trocar. Aí já acabo ensinando o paciente e o ajudante.
Os curativos oclusivos (aqueles só para tapar a ferida operatória) devem ser trocados pelo menos 1 vez ao dia.
Minha ferida operatória está quente e vermelha, o que pode ser isso?
Fique atento para sinais de inflamação e infecção da ferida operatória. Se ela está quente, avermelhada, muito dolorida, com saída de secreção em grande quantidade ou muito inchada, ela pode estar com sinais de infecção. Febre também é um importante sinal de alerta que deve levantar essa suspeita.
Caso apareçam quaisquer um desses sinais, entre em contato com seu médico para tirar a dúvida, ou procure o atendimento no pronto socorro do seu hospital.
Quais medicamentos posso tomar se tiver dor?
Às vezes alguns pacientes sentem um pouco de dor no pós operatório. A depender do tipo de dor, se ela for causada pela manipulação cirúrgica, no local da cirurgia, normalmente analgésicos comuns e anti inflamatórios convencionais resolvem (desses que encontramos nas prateleiras das farmácias).
Alguns pacientes sentem mais dor do que outros, ou sentem dores mais fortes. Isso também pode depender de cada tipo de cirurgia realizada, algumas maiores que outras como nas artrodeses. Em casos assim, pode ser necessário o uso de medicamentos analgésicos mais potentes.
Não tenha medo de usar remédios “mais fortes” desde que seu médico prescrever. Lembre-se que os médicos estudam muito para poder saber te ajudar a controlar sua dor.
A mensagem mais importante de todas que temos que ter em mente é que a automedicação (quando tomamos remédios por conta própria ou por indicação de algum conhecido, sem a orientação de um médico ou profissional da saúde habilitado) pode ser muito perigosa. Os remédios tem efeitos benéficos, mas também colaterais. E cada caso deve ser avaliado individualmente pelo seu médico.
No geral, o que eu posso e não posso fazer depois de operado?
Esforço e exercícios no pós operatório da cirurgia de coluna, pode ou não pode?
Logo nos primeiros dias após a cirurgia vai sentir um grande alívio das dores que já vinham incomodando há algum tempo. É importante dar bastante atenção às orientações do seu médico para os cuidados pós operatórios. Eu geralmente oriento meus pacientes o que eles podem e não podem fazer logo de cara.
Por exemplo, sentar-se no sofá, subir e descer escadas com moderação, andar pela casa, lavar louça, fazer almoço são coisas do nosso dia a dia que não nos causam muito desconforto e não exigem muito esforço. Já podem ser feitas logo na primeira semana de pós operatório, sempre respeitando o limite da sua dor. Cuidados pessoais e com a higiene também.
Banho pode ser tomado sozinho, sem problemas. Mas ajeite uma cadeira no banheiro e sente-se para poder lavar as pernas e pés. O que não pode é abaixar para pegar as coisas no chão e nem para lavar os pés.
Dobrar o tronco, pegar peso e crianças no colo também não pode! Pelas primeiras semanas, nossa coluna ainda vai estar cicatrizando e se recuperando da cirurgia. Para acelerar esse processo, a fisioterapia no pós operatório tem papel fundamental nessa hora.
Fique tranquilo. Grande parte dos pacientes se recupera muito bem da cirurgia, e podem voltar ao trabalho e à vida normal logo logo. Tudo depende do cuidado no pós operatório que foi orientado pelo seu médico.
Quanto tempo tenho que ficar de repouso?
O repouso é relativo na sua recuperação. Tenha sempre a dor como parâmetro e respeite seu limite. Faça tudo o que foi liberado para fazer em cada etapa, mas se tiver dor, espere. Tenha paciência e não abuse! Não é necessário ficar “de cama”.
Respeitando as orientações da equipe que te atende, rapidinho estará de volta à ativa!
Quando posso voltar a dirigir?
Dirigir envolve muito mais do que sentar no banco do carro. É preciso concentração, habilidade e reflexos apurados.
Após uma cirurgia, perdemos um pouco da nossa velocidade de reação e nossos reflexos podem ficar mais lentos. Quando submetidos a uma cirurgia de coluna, é necessário um tempo de recuperação para que estejamos prontos a realizar a complexa tarefa que é dirigir.
Particularmente meus pacientes eu só libero para dirigir depois de ter certeza de que está tudo bem. Em geral, isso leva umas 3 ou 4 semanas para acontecer.
Posso “namorar”?
Os apaixonados que me desculpem, mas vou ter que segurar essa. Relação sexual não está liberada no pós operatório da cirurgia da coluna.
Até a cicatrização da ferida e fortalecimento da musculatura que envolve a coluna, não se pode fazer esforços muito grandes. Isso poderia prejudicar sua recuperação e atrapalhar no resultado final da sua cirurgia.
Tenha paciência, que em 20 dias tudo deve começar a voltar ao normal.
O que eu posso comer no pós operatório?
De tudo!
Por mais que sua vó falava que não pode comer carne de porco, isso NÃO É VERDADE!
Juro! NÃO EXISTE estudo científico nesse sentido.
Sabemos que frutas, verduras, legumes, carne, feijão são excelentes fontes de vitaminas e minerais. E que a falta deles pode predispor a infecções ou má cicatrização da ferida. Então o segredo é se alimentar bem: não tem essa de sopinha…
Alimente-se como de costume, procure comer bem e de maneira saudável. Se você gosta e está acostumado a comer carne de porco, feijoada ou lasanha, mantenha sua dieta.
Claro que alguns pacientes tem restrições. Como por exemplo os hipertensos e diabéticos. A minha mensagem aqui é no sentido de manter uma rotina saudável, muito próxima do que você já faz no dia a dia.
Nunca se automedique. Não tome medicamentos sem o conhecimento de seu médico. As informações contidas neste site não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento em particular.