fbpx
bloqueio

O que é um bloqueio?

Postado em 20 de julho de 2016

O bloqueio de raiz nervosa é um tipo especial de infiltração na coluna feito pelo médico especialista para amenizar a dor neuropática causada por uma inflamação ou compressão no nervo.

Pacientes que recebem um bloqueio de raiz nervosa geralmente vem sentindo dor na perna, e o objetivo da infiltração é proporcionar alívio dessa dor. Ainda que temporário.

Se seu médico indicou esse procedimento, você vai receber as orientações de internação pelo que chamamos de “Day Hospital” ou Hospital Dia. Significa que você vai ao hospital e fica internado pelo período de algumas horas no dia. O suficiente para ir ao centro cirúrgico, realizar o procedimento, ficar alguns minutos na recuperação e ter alta. É importante levar com você todos os exames de imagem como radiografias, tomografias e ressonâncias da coluna, além de exames de sangue e do coração quando forem necessários, e também uma lista de medicamentos que você costuma tomar diariamente. Se você tem alergia a algum medicamento ou a alguma coisa (látex, por exemplo), faça uma listinha e leve para o hospital no dia do procedimento.

Avise seu médico caso esteja tomando algum medicamento como aspirina, AAS, Warfarina, Clopidogrel. Talvez você precise suspender o uso de alguns deles antes do procedimento.

Como essa injeção é feita?

O procedimento vai durar aproximadamente 20 minutos. Você vai deitar de barriga para baixo e uma anestesia local será feita na pele das suas costas. Usando uma técnica especial de raio-X, uma agulha fininha vai ser inserida nas suas costas até a região em que se encontra a raiz nervosa inflamada. Então seu médico vai injetar um contraste para ter certeza de que a agulha está posicionada no ponto exato da inflamação. Isso pode causar um pouco de dor na sua perna. Uma pequena quantidade de solução anestésica com anti-inflamatório corticoide é injetada para ajudar a diminuir a inflamação da raiz.

Seu médico vai te levantar e fazer alguns testes para ver se sua dor melhorou.

E depois disso o que acontece?

Após a infiltração, você vai ser encaminhado para a sala de recuperação, onde ficará por alguns minutos antes de ir para o quarto. Você já vai poder comer e beber normalmente.

Depois disso você estará pronto para ir para casa. Mas cuidado: você não vai poder dirigir! Alguns pacientes podem sentir dormência ou fraqueza nas pernas que deve durar 6 horas mais ou menos.

Quais são os resultados do bloqueio?

Três resultados podem ser esperados:

  1. Sua dor nas pernas pode melhorar completamente e esse efeito pode durar durante anos.
  2. Sua dor nas pernas melhora um pouco e vai melhorando cada vez mais pelos próximos meses. Mas pode não cessar completamente.
  3. Sua dor nas pernas melhora um ou dois dias, mas logo em seguida volta a doer. Isso significa que a inflamação do seu nervo não era tão importante, e talvez seja mais indicado pensar em cirurgia para descomprimir a raiz nervosa.

Por isso é interessante manter um diário onde anotar como você está passando, como está sua dor e quais atividades você consegue fazer.

Com algumas restrições leves, no outro dia após o bloqueio você deverá conseguir voltar a realizar suas atividades normalmente. Pode demorar alguns dias para as medicações fazerem efeito totalmente. Por isso pode ser necessário tomar alguns analgésicos prescritos pelo seu médico durante esse tempo.

Em geral, após uma semana do bloqueio você terá um retorno agendado com seu médico para saber dos resultados e como você passou. Leve seu diário para o retorno.

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.