fbpx
img_am_antenor_mazzuia_medico_01

Tenho hérnia de disco. Posso fazer cirurgia por vídeo?

Postado em 20 de julho de 2016

As indicações mais precisas para a cirurgia endoscópica da coluna (videoendoscopia) devem ser discutidas com seu médico. Mas alguns pacientes podem se beneficiar desse tipo de tratamento. Se você tem algum problema na coluna, saiba agora se a cirurgia por vídeo pode ser uma opção.

  • Hérnia de disco: a maioria das hérnias de disco podem ser tratadas por cirurgia endoscópica. Até mesmo as cervicais.
  • Estenose: alguns casos de estenose, ou aperto do canal vertebral, também tem indicação de ser tratados com cirurgia por vídeo.
  • Falha no tratamento conservador: se você vem tentando tratar com fisioterapia, analgésicos e antiinflamatórios, bloqueios e depois de 6 semanas não obteve melhora, pode ser o momento de pensar em cirurgia.
  • Fraturas na coluna: as fraturas na coluna não são uma boa indicação para tratamento por videoendoscopia. No entanto, existem outras técnicas para o tratamento das fraturas que são pouco agressivas, como a cifoplastia.
  • Tumores na coluna: alguns tipos de tumores na coluna podem ser retirados através de videoendoscopia.
  • Cistos facetários: outra indicação para a cirurgia de vídeo na coluna é para retirada de cistos facetários que causam dor.
  • Tratamento de infecções na coluna: a videoendoscopia é um método excelente para tratamento de infecções na coluna, pois possibilita a visualização direta do ponto infeccioso, retirada de tecido para biópsia e limpeza com soro fisiológico, além de possibilitar o uso local de antibióticos.

Como podem ver, a indicação da cirurgia por vídeo não é restrita a hérnia de disco. Se você precisa de cirurgia na coluna, talvez essa seja uma boa opção de tratamento. Não deixe de se informar com seu médico.

Fonte: Lübbers, Thomas. Percutaneous Endoscopic Lumbar Discectomy (PELD) and Other Thoracic and Lumbar Spinal Procedures with the SpineTIP System. 2015

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.