vovó

8 dicas para prevenir quedas e fraturas

Postado em 30 de agosto de 2016

Todo mundo ama uma vozinha. Seja seu avô ou avó, toda família tem um idoso querido.
Além da sabedoria acumulada pela experiência da vida, nossos avós tem a fragilidade que os anos conferem. Por isso, prevenir quedas se torna muito importante para o cuidado dessas pessoas.

Aprenda com 8 passos simples como ajudar seu vovô a não se machucar em casa!

1 – Sem tapetes, fios soltos no chão e móveis baixos

Retire tudo o que pode ser um obstáculo no caminho do idoso. Com a idade, a coordenação motora já não obedece 100%, e a visão pode estar meio cansada. O caminho do idoso dentro de casa deve ser o mais limpo e livre possível, para que ele não tropece e se machuque.

2 – Corrimão nas escadas

Se você tem escada em casa, instale um corrimão. Não só para os mais velhos, o corrimão ajuda a dar segurança e firmeza no passo. E pode ser decisivo na hora de subir para o quarto.

3 – Deixe a luz acesa

Durante a noite é muito importante deixar uma luz acesa para guiar a vovó pelo caminho.
Pode ser a luz do corredor, ou mesmo um abajur. É comum os idosos levantarem a noite mais de uma vez para irem ao banheiro. E é nessa hora que tropeçam e caem, porque não enxergam o caminho direito, não acham o interruptor da luz, e querem ir rapidinho ao banheiro porque estão muito apertados. Muitos podem sofrer fraturas do fêmur e na coluna.
Iluminar esse caminho ajuda muito nessa hora.

4 – Não use chinelos soltos

Ah o famoso chinelinho da vovó… Um dos maiores vilões das quedas em casa.
Por serem super confortáveis e macios, o chinelinho da vovó é o preferido de 10 em cada 10 idosos para descansar os pezinhos. Mas eles são soltos no pé, e podem atrapalhar para andar, facilitar os tropeços e causar quedas.
Prefira calçados mais firmes e presos aos pés. Mas se a questão é conforto, dê de presente para a vovó um par de meias antiderrapantes! Elas são muito macias e seguras.

5 – Uma cadeira!

Deixe uma cadeira perto da cama. Ou algum objeto firme para ajudar seu avô a levantar da cama. A cadeira serve como apoio e ajuda na hora de fazer força para deitar e levantar.

Sabe o que também ajuda? Uma bengalinha. As bengalas e andadores são ótimos objetos para dar apoio e confiança para o idoso. Os vovôs e vovós costumam não gostar muito da idéia de depender de uma bengala para andar. Sentem-se fracos e dependentes. Eu sempre digo que ninguém precisa saber que ele usa bengala. Mas que pra dentro de casa é um objeto indispensável no dia a dia.

 

Agora a sessão especial: banheiro!

vo e vó

6 – Tapete antiderrapante

No banho, o piso do Box fica molhado e escorregadio. Solucione esse problema com um tapetinho antiderrapante. Ele dá segurança e firmeza para o idoso na hora do banho.

7 – Barras de apoio

Instale dentro do Box e ao redor do vaso sanitário barras de apoio. Servem como corrimãos e dão sustentação e confiança para a vovó usar o vaso e tomar seu banho.

8 – Cadeira de novo!

Uma cadeira firme que possa ser molhada dentro do Box salva muitas vidas. No momento de tontura ou mesmo para ajudar a lavar as pernas a vovó pode se sentar e ter o apoio que precisa para tomar um banho gostoso.

Viu como é fácil? Além de ajudar sua avó eu também dei dicas de vários presentes!
O mais importante é saber que o amor que sentimos por eles pode ser transformado em cuidados práticos no dia a dia. É difícil admitir que envelhecemos e aceitar nossas limitações. Essas mudanças devem ser conversadas e encorajadas. E a decisão de mudar a rotina da casa e a inclusão dessas mudanças na vida do idoso deve ser entendida e aceita por ele.
Saúde para todos!

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.