Todo mundo ama uma vozinha. Seja seu avô ou avó, toda família tem um idoso querido.
Além da sabedoria acumulada pela experiência da vida, nossos avós tem a fragilidade que os anos conferem. Por isso, prevenir quedas se torna muito importante para o cuidado dessas pessoas.
Aprenda com 8 passos simples como ajudar seu vovô a não se machucar em casa!
1 – Sem tapetes, fios soltos no chão e móveis baixos
Retire tudo o que pode ser um obstáculo no caminho do idoso. Com a idade, a coordenação motora já não obedece 100%, e a visão pode estar meio cansada. O caminho do idoso dentro de casa deve ser o mais limpo e livre possível, para que ele não tropece e se machuque.
2 – Corrimão nas escadas
Se você tem escada em casa, instale um corrimão. Não só para os mais velhos, o corrimão ajuda a dar segurança e firmeza no passo. E pode ser decisivo na hora de subir para o quarto.
3 – Deixe a luz acesa
Durante a noite é muito importante deixar uma luz acesa para guiar a vovó pelo caminho.
Pode ser a luz do corredor, ou mesmo um abajur. É comum os idosos levantarem a noite mais de uma vez para irem ao banheiro. E é nessa hora que tropeçam e caem, porque não enxergam o caminho direito, não acham o interruptor da luz, e querem ir rapidinho ao banheiro porque estão muito apertados. Muitos podem sofrer fraturas do fêmur e na coluna.
Iluminar esse caminho ajuda muito nessa hora.
4 – Não use chinelos soltos
Ah o famoso chinelinho da vovó… Um dos maiores vilões das quedas em casa.
Por serem super confortáveis e macios, o chinelinho da vovó é o preferido de 10 em cada 10 idosos para descansar os pezinhos. Mas eles são soltos no pé, e podem atrapalhar para andar, facilitar os tropeços e causar quedas.
Prefira calçados mais firmes e presos aos pés. Mas se a questão é conforto, dê de presente para a vovó um par de meias antiderrapantes! Elas são muito macias e seguras.
5 – Uma cadeira!
Deixe uma cadeira perto da cama. Ou algum objeto firme para ajudar seu avô a levantar da cama. A cadeira serve como apoio e ajuda na hora de fazer força para deitar e levantar.
Sabe o que também ajuda? Uma bengalinha. As bengalas e andadores são ótimos objetos para dar apoio e confiança para o idoso. Os vovôs e vovós costumam não gostar muito da idéia de depender de uma bengala para andar. Sentem-se fracos e dependentes. Eu sempre digo que ninguém precisa saber que ele usa bengala. Mas que pra dentro de casa é um objeto indispensável no dia a dia.
Agora a sessão especial: banheiro!
6 – Tapete antiderrapante
No banho, o piso do Box fica molhado e escorregadio. Solucione esse problema com um tapetinho antiderrapante. Ele dá segurança e firmeza para o idoso na hora do banho.
7 – Barras de apoio
Instale dentro do Box e ao redor do vaso sanitário barras de apoio. Servem como corrimãos e dão sustentação e confiança para a vovó usar o vaso e tomar seu banho.
8 – Cadeira de novo!
Uma cadeira firme que possa ser molhada dentro do Box salva muitas vidas. No momento de tontura ou mesmo para ajudar a lavar as pernas a vovó pode se sentar e ter o apoio que precisa para tomar um banho gostoso.
Viu como é fácil? Além de ajudar sua avó eu também dei dicas de vários presentes!
O mais importante é saber que o amor que sentimos por eles pode ser transformado em cuidados práticos no dia a dia. É difícil admitir que envelhecemos e aceitar nossas limitações. Essas mudanças devem ser conversadas e encorajadas. E a decisão de mudar a rotina da casa e a inclusão dessas mudanças na vida do idoso deve ser entendida e aceita por ele.
Saúde para todos!
Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna.
Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.