fbpx
escolioseantenor

5 coisas que você não sabe sobre a Escoliose

Postado em 3 de junho de 2020

Junho é o mês da conscientização da escoliose. Por isso vamos ter posts especiais esse mês!⁣

Esta é uma série de 5 coisas que você não sabe sobre a escoliose e que eu vou te contar aqui, uma por dia. Marque seus amigos, compartilhe com quem precisa. ⁣

1️⃣ Escoliose é doença?⁣
Não! Escoliose não é uma doença. ⁣

Escoliose é uma alteração na posição das vértebras da sua coluna e na maioria das vezes não tem uma causa definida. ⁣

Ela pode ser parte de uma síndrome, como acontece com crianças especiais, pode acontecer por degenerações (no caso dos idosos) e também por alterações na formação das vértebras (desde a gestação), entre outras causas. ⁣

Mas pelo menos 80% das vezes, a escoliose não tem causa definida. Ou seja, ela é idiopática. ⁣

Não é doença. Não é sua culpa ou dos seus pais. Não foi nada que você fez ou deixou de fazer que causou a escoliose. Ela simplesmente aconteceu com você.⁣

2️⃣ SE VOCÊ TEM ESCOLIOSE, PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO VAI PRECISAR DE CIRURGIA.

A alteração na posição das vértebras que causa escoliose pode ser medida em ângulos. A maioria dos casos pode ser tratada clinicamente, com exercícios específicos para escoliose e o uso de coletes especiais. Cerca de somente 10% dos casos precisa de tratamento cirúrgico.

3️⃣ Quem tem escoliose pode praticar esportes!

Apesar de muitas pessoas com escoliose já terem ouvido que não poderiam praticar atividades físicas, na verdade isso é um mito. Atividade física faz bem para o corpo e a mente.
Usain Bolt e Michael Phelps, medalhistas Olímpicos e maiores lendas dos esportes em suas áreas, tem escoliose. Preciso dizer mais alguma coisa?

4️⃣ RPG não trata escoliose! Nem natação!

RPG é um protocolo de fisioterapia para adequação postural. Mas RPG não trata escoliose. Natação também não é tratamento para escoliose. Não temos evidências científicas confiáveis que apontem melhora significativa da escoliose tratada por natação ou RPG. O que há de mais moderno e eficaz para tratamento da escoliose com fisioterapia são exercícios específicos e científicos para escoliose. São protocolos especialmente desenvolvidos para o tratamento da escoliose, que envolvem a participação ativa do paciente.

5️⃣ O colete vai me deixar parecendo um robô.

Talvez se você usar aquele modelo de 70 anos atrás. Hoje em dia temos coletes modernos que são fabricados por uma impressora 3D sob medida para o seu corpo. Fica em baixo da camiseta e é mais confortável para utilizar do que os modelos antigos e ultrapassados. Além de ser cientificamente comprovado mais eficaz na melhora e estabilização das curvas da escoliose.

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.