fbpx
img_am_antenor_mazzuia_dormindo_brucos_01

5 coisas que você faz errado e prejudicam sua coluna

Postado em 20 de julho de 2016

A gente sabe que nossa coluna é forte, foi desenhada para aguentar o tranco do dia a dia e muito mais. Mas algumas coisas que fazemos sem perceber podem prejudicar não só nossa postura como também causar dores. Prevenir é o melhor remédio, então aprenda a tratar sua coluna com carinho. Listei 5 coisas que fazemos errado e que podem atrapalhar nossa coluna:

1 – Dormir de bruços

A posição ideal para deitarmos e que menos prejudica nossa coluna é de lado. O jeito certo é deitarmos de lado, com um travesseiro entre as pernas e um apoio legal para nossa cabeça e coluna cervical. Não muito alto, nem baixo. Nosso travesseiro tem que ser da altura necessária para manter nossa cabeça alinhada com nossa coluna cervical. Isso preserva as belas curvaturas naturais da nossa coluna. Deitar de barriga para baixo, ou de bruços, é uma posição que prejudica essas curvaturas, e pode acarretar em dores principalmente lombares e cervicais.

2 – Abaixar sem dobrar os joelhos

Quando nos abaixamos para pegar alguma coisa que caiu no chão, ou para pegar nossos filhos no colo, naturalmente inclinamos o tronco pra frente, mantendo os joelhos semiflexionados. Imagine que sua coluna lombar atua como uma dobradiça quando fazemos isso. Só que ela não está preparada para esse tipo de movimento. Então, toda a musculatura lombar, discos e ligamentos lombares acabam sendo sobrecarregados com esse movimento. Isso pode causar dor e desgaste ao longo dos anos.

O certo é usar a força que temos nas pernas para pegar algo que está mais baixo que nós. Isso mesmo, agachamento. Os quadríceps são os músculos das coxas, e eles sim foram feitos pra fazer essa força. Quando for abaixar pra pegar algo do chão, lembre-se de manter a coluna ereta, encaixar a pelve, travar a musculatura abdominal e principalmente usar a flexão dos joelhos e quadris para agachar. Salva sua coluna e de quebra ganha pernas mais durinhas.

img_am_antenor_mazzuia_sentado_errado_01

3 – Sentar sem apoio

Ninguém consegue sentar elegantemente como o Willian Bonner  faz no Jornal Nacional o tempo todo. Nem ele. Sem reparar acabamos relaxando nossa postura após um tempinho sentados. Isso acontece pela fadiga da musculatura, que na maioria das vezes não está preparada para sustentar nosso próprio peso quando estamos sentados. Aí acabamos sentando amontoados mesmo, jogados no sofá totalmente relaxados.

Para resolver esse problema, que também é um fator que pode causar alguma dor ao longo do tempo, precisamos manter nossa musculatura treinada. Um pouquinho por dia, precisamos começar a policiar nossa postura. É importante sentar com um apoio na coluna lombar (pode ser uma almofada pequena), manter a pelve encaixada, a coluna ereta e as costas apoiadas no encosto da cadeira. Na posição sentada, nossos quadris e joelhos devem permanecer em um ângulo de pelo menos 90° de flexão. Um apoio para os pés podem ajudar. Atenção para a posição dos ombros, cuidado para não deixá-los muito tensos.

img_am_antenor_mazzuia_sentado_01

4 – Passar longos períodos sentado

Além de sentar errado, passamos um tempão assim. No trabalho, em casa, no carro.

Sabia que a posição sentada é quando nossa coluna lombar suporta a maior carga do nosso corpo? Pois é, mais do que em pé, quando sentamos todo o eixo de carga da parte superior do nosso corpo se concentra na coluna lombar. Então é preciso relaxar essa lombar de vez em quando.

A cada 1 hora, 1 hora e meia, levante, ande um pouquinho. Vá até o banheiro, tome um café, de uma volta. Se puder dar uma deitadinha pra esticar também é legal. Isso vai deixar de sobrecarregar nossa lombar e aliviar a tensão local. 5 minutos é mais do que suficiente, e não vai prejudicar sua produtividade no trabalho.

img_am_antenor_mazzuia_deitado_lendo_01

5 – Ler deitado

Deitar para ler (seja um livro, mexer no celular, ou mesmo assistir TV) também é ruim. Além de não preservar a cervical, acabamos sobrecarregando a musculatura acessória dos ombros. Não conseguimos dar o apoio certo para nossa coluna, acabamos usando uns travesseiros que elevam a cabeça, sem falar que precisamos ficar segurando o celular na frente dos olhos, tencionando a musculatura dos braços e ombros.

A solução não é apoiar seu notebook no colo, porque aí ele fica mais baixo que seu ângulo de visão. Muito menos deitar de bruços apoiando nos cotovelos. Prejudica a cervical, a lombar e a musculatura cervical, dorsal, dos ombros e dos braços.

Vai estudar? Vai ler um livro? Faça sentado. Seguindo as dicas que dei aqui, você vai conseguir sentir uma melhora na sua qualidade de vida, na sua postura e de quebra vai preservar sua coluna de dores e lesões.

Dr. Antenor Mazzuia

Médico Ortopedista especialista em tratamento da Coluna (CRMSP: 143598 - RQE: 58117 - TEOT: 13794). Atua nas áreas clínica e cirúrgica, bloqueio da dor, cirurgia minimamente invasiva e por vídeo da coluna. Especialização pela PUCCAMP, fez Fellowship em cirurgia da coluna no Queen's Medical Centre (Nottingham, Inglaterra) e curso em cirurgia endoscópica da coluna lombar pelo American Institute of Telesurgery.